Incêndio atinge área de reflorestamento de pau-brasil em São Lourenço


A Fundação Nacional do Pau Brasil denunciou, nesta terça-feira, um incêndio registrado na tarde de ontem em uma área do projeto de reflorestamento em São Loureço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), às margens do Rio Capibaribe. De acordo com a presidente da fundação, Ana Cristina Roldão, o acidente foi de proporções ainda maiores que o registrado em dezembro de 2010, quando foram destruídos 20 mil metros quadrados de Mata Atlântica. Os ambientalistas acreditam, mais uma vez, que o fogo foi criminoso . A situação deve ser encaminhada para o Ministério Público Federal (MPF).
O pau-brasil é considerado árvore nacional por lei desde 1978. A abundância da árvore, primeiro produto a ser explorado pela Coroa Portuguesa no descobrimento, rendeu-lhe a honra de dar nome ao país. Mas a exploração, que seguiu desenfreada até meados do século XIX, também teve o seu lado negativo. A árvore, hoje, está entre as espécies que corre risco de extinção.

Pernambuco, em especial o município de São Lourenço da Mata, concentrava as florestas mais abundantes em pau-brasil do País, tanto na quantidade quanto na qualidade. Tanto que, no exterior, a madeira é conhecida como Pernambuco Wood (Pau-de-Pernambuco).
Compartilhar Google Plus

Autor Fabio

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial