A Secretaria (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Lourenço da Mata promoveram, durante toda esta terça-feira (14), no auditório da Igreja dos Mormos, em Chá da Tábua, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, que teve com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, reuniu gestores, profissionais e usuários do SUS do município.
Na ocasião, compuseram a mesa de abertura a nova secretária de saúde e a presidente do CMS, Dra. Tereza Bezerra, o secretário de Planejamento, Eduardo Feitosa, que veio representando Ettore Labanca, e os vereadores José Leopoldo e Gilberto Monteiro. Compareceram também ao evento a vereadora Dora da Padaria, Júnior da Muribara e Leonardo.
De acordo com Dra. Tereza, a conferência serve como um espaço democrático para que possam ser discutidas as melhorias no SUS. “Este encontro deve ser um reflexo do que a população almeja no âmbito da saúde pública municipal. Para isso, iremos definir as propostas e retirarmos os delegados que irão nos representar na conferência estadual”, explicou a secretária.
Ainda segundo Dra. Tereza, ela está bastante feliz em voltar ao cargo de secretária. “Reassumir o cargo foi como aceitar uma missão. Já são 25 anos que estou em São Lourenço, por isso, agradeço a responsabilidade e sei que apesar dos muitos avanços, ainda temos muitas fragilidades a serem fortalecidas e ações que precisamos complementar. Para isso, temos essa conferência para ouvir também o que usuários e profissionais do SUS têm a dizer”, disse ela.
Já para o conselheiro titular do CMS, Paulo Tavares, a conferência é de fundamental importância, pois é nela que a sociedade civil pode atuar no controle social da saúde. “O encontro é o espaço onde criamos ações e projetos, que possam contribuir para a melhoria do atendimento do sistema público de saúde, tanto no âmbito municipal, como no estadual, uma vez que estas propostas também são encaminhadas a conferência estadual, por meio dos nossos delegados”, concluiu o conselheiro.
O encontro, que iniciou às 9h e seguiu até às 16h, iniciou com um bate papo com a sanitarista e professora do IMIP, Greciane Soares, com o tema “O princípio da universalidade do acesso e a qualidade da atenção”. No período da tarde, grupos debateram sobre os direitos a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde e financiamento do SUS em relação público-privado“, para discutirem as propostas e elegerem os delegados.
Fonte :Redação-SECOM.
0 comentários:
Postar um comentário