Costa, que é um dos vice-líderes do governo na Câmara, defende que a base aliada de Dilma mude de postura (Foto: Rogério França/Arquivo Folha)
Por Paulo Emílio
Do Pernambuco 247
Do Pernambuco 247
Ele não é do PT, mas tem se mostrado mais petista que os próprios integrantes da legenda quando se trata de defender o governo da presidente Dilma Rousseff dos ataques da oposição. O deputado federal Silvio Costa (PSC-PE) foi responsável, nesta semana, por um dos discursos mais veementes contra a oposição, em que aponta as incoerências do PSDB, seja nas votações ou nas críticas contra o governo. Silvão, como o pernambucano também é conhecido, diz que, assim como Cunha, “a oposição tem como marca a incoerência” e acusa os parlamentares que querem apear a presidente Dilma do cargo – por meio de uma tentativa de impeachment ou por casuísmos legais, como as chamadas ‘pedaladas fiscais’ questionadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) – de “populismo nojento contra o Brasil”. Para estes, ele faz questão mandar um recado: “Este discurso da oposição não consegue chegar aos corações das pessoas, ao contrário do presidente Lula (ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva). Eles perderam as últimas eleições para a Dilma e vão perder em 2018 novamente para o Lula”.
O senhor tem sido responsável pela defesa mais veemente do governo Dilma na Câmara. Como avalia as seguidas derrotas impostas pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nas votações de interesse do governo?
Defendo uma mudança de postura. Eu defendo o enfrentamento com o Cunha. Ele não pode continuar utilizando governo para derrotar o governo. Ele promete aos parlamentares liberar emendas, cargos, e em seguida liga para pressionar ministros. Ele mudou 20 votos na PEC da Maioridade Penal de um dia para o outro. Nenhum parlamentar muda de opinião assim, da noite para o dia. O Cunha não pode continuar dando capim às suas ovelhas do pasto alheio. Ele não pode usar o Executivo para premiar suas ovelhas.
Defendo uma mudança de postura. Eu defendo o enfrentamento com o Cunha. Ele não pode continuar utilizando governo para derrotar o governo. Ele promete aos parlamentares liberar emendas, cargos, e em seguida liga para pressionar ministros. Ele mudou 20 votos na PEC da Maioridade Penal de um dia para o outro. Nenhum parlamentar muda de opinião assim, da noite para o dia. O Cunha não pode continuar dando capim às suas ovelhas do pasto alheio. Ele não pode usar o Executivo para premiar suas ovelhas.
Ele é da base aliada e tem apoio na Casa… então como seria este enfrentamento?
Reconheço que ele deu celeridade à pauta da Câmara, mas também tem atropelado o regimento da Casa e a própria Constituição em interesse próprio. É o pseudomandonismo do Cunha. Ele sabe da qualidade intelectual de parte do grupo dele e, por isso, manipula. Sou opositor convicto da gestão dele. Não tenho medo de enfrentá-lo em nenhum campo, seja intelectual, regimental, constitucional ou moral. Ele disse que o chamei de chantagista e que ia me colocar na corregedoria. Caso aconteça, seria um atestado de ética para mim.
Reconheço que ele deu celeridade à pauta da Câmara, mas também tem atropelado o regimento da Casa e a própria Constituição em interesse próprio. É o pseudomandonismo do Cunha. Ele sabe da qualidade intelectual de parte do grupo dele e, por isso, manipula. Sou opositor convicto da gestão dele. Não tenho medo de enfrentá-lo em nenhum campo, seja intelectual, regimental, constitucional ou moral. Ele disse que o chamei de chantagista e que ia me colocar na corregedoria. Caso aconteça, seria um atestado de ética para mim.
E quanto a esta mudança de postura por parte do governo que o senhor fala?
O governo tem que mudar o seu modus operandi junto a alguns partidos da base. Tem partidos que terceirizaram a liderança para o Cunha. O governo erra com o PMDB. Deveria trabalhar em cima da entropia, da desorganização do PMDB. O Cunha vem perdendo gordura política. Ele nunca foi hegemônico dentro do PMDB e vem perdendo apoio na Casa pelo estilo ditatorial, imperial que impôs. Ele deve terminar o semestre pior do que quando começou. O governo deveria trabalhar esta insatisfação do próprio PMDB.
O governo tem que mudar o seu modus operandi junto a alguns partidos da base. Tem partidos que terceirizaram a liderança para o Cunha. O governo erra com o PMDB. Deveria trabalhar em cima da entropia, da desorganização do PMDB. O Cunha vem perdendo gordura política. Ele nunca foi hegemônico dentro do PMDB e vem perdendo apoio na Casa pelo estilo ditatorial, imperial que impôs. Ele deve terminar o semestre pior do que quando começou. O governo deveria trabalhar esta insatisfação do próprio PMDB.
O senhor é um dos críticos mais ferrenhos da oposição. Como avalia a pressão em cima do governo, seja por conta de projetos como o ajuste fiscal, pela tentativa de impugnar o mandato dela via TCU ou por meio do impeachment?
A marca da oposição é a marca da incoerência. Dizem que Dilma mexeu nos direitos do trabalhador, mas quem primeiro fez isso foi o PSDB. E fez certo. Foi o PSDB que criou o fator previdenciário para evitar a quebra da previdência. Mesma coisa foi a criação da CPMF. Quem primeiro mexeu no superávit fiscal do Brasil foi o PSDB. Agora eles são contra tudo isso, mesmo sabendo que agindo assim ameaçam o próprio país. Foi também o PSDB que fez a primeira pedalada fiscal do Brasil. Sobre este assunto, vale lembrar que o TCU ainda não se pronunciou sobre as contas da Dilma, mas pediu explicações. E a oposição faz disso algo do outro mundo. O TCU é um órgão auxiliar da Câmara. Mesmo que rejeite as contas do governo, cabe à Câmara decidir. Não vi barulho quando o PSDB fez isso. E agora? Cadê a moral?
A marca da oposição é a marca da incoerência. Dizem que Dilma mexeu nos direitos do trabalhador, mas quem primeiro fez isso foi o PSDB. E fez certo. Foi o PSDB que criou o fator previdenciário para evitar a quebra da previdência. Mesma coisa foi a criação da CPMF. Quem primeiro mexeu no superávit fiscal do Brasil foi o PSDB. Agora eles são contra tudo isso, mesmo sabendo que agindo assim ameaçam o próprio país. Foi também o PSDB que fez a primeira pedalada fiscal do Brasil. Sobre este assunto, vale lembrar que o TCU ainda não se pronunciou sobre as contas da Dilma, mas pediu explicações. E a oposição faz disso algo do outro mundo. O TCU é um órgão auxiliar da Câmara. Mesmo que rejeite as contas do governo, cabe à Câmara decidir. Não vi barulho quando o PSDB fez isso. E agora? Cadê a moral?
E quanto aos desdobramento da Operação Lava Jato?
Quero mais é que todos o bandidos, sejam da oposição ou do governo, vão para a cadeia. Tem gente da oposição e do governo citado na Operação Lava Jato. Mas só fala disso para bater no governo. E quanto ao roubo do cartel dos trens de São Paulo? O roubo no Paraná? Cadê? Eles não têm moral para falar em impeachment. Eles têm é que respeitar a dignidade da Dilma. A verdade é uma só. A oposição não estuda e é despreparada. Eles não conseguem chegar aos corações das pessoas como o Lula. Eles perderam para Dilma e vão perder novamente em 2018, para o Lula.
Quero mais é que todos o bandidos, sejam da oposição ou do governo, vão para a cadeia. Tem gente da oposição e do governo citado na Operação Lava Jato. Mas só fala disso para bater no governo. E quanto ao roubo do cartel dos trens de São Paulo? O roubo no Paraná? Cadê? Eles não têm moral para falar em impeachment. Eles têm é que respeitar a dignidade da Dilma. A verdade é uma só. A oposição não estuda e é despreparada. Eles não conseguem chegar aos corações das pessoas como o Lula. Eles perderam para Dilma e vão perder novamente em 2018, para o Lula.
0 comentários:
Postar um comentário