Por Cássio Oliveira, repórter do Blog
Duas famílias, rivais há cinco décadas, polarizam a disputa eleitoral de 2016 em São Lourenço da Mata, Grande Recife. De um lado, o clã da família Labanca, atualmente no comando da cidade. Na outra ponta, o grupo dos Pereira, cujo representante de maior expressão política é o ex-prefeito Jairo Pereira. Filho do também ex-prefeito Josué Pereira, Jairo já administrou a cidade em outras duas ocasiões (2001-2005 e 2005-2008).
Nas eleições de 2016, algumas “figurinhas carimbadas” devem sair de cena, mas a força da hereditariedade ainda continua forte na cidade. Bruno Pereira, filho de Jairo, será o candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o atual prefeito, Ettore Labanca (PSB), por sua vez, escolheu seu primo e atual vice-prefeito do município, Gino Albanez (PSB), para continuar o legado familiar no poder local.
Vale ressaltar que, diante das movimentações políticas do governador Paulo Câmara (PSB), Ettore não deve concluir o mandato, abrindo espaço para o vice assumir. Em breve, Labanca vai renunciar ao cargo de prefeito para integrar a equipe do governador na presidência da Agência Estadual de Regulação de Pernambuco (Arpe). O gestor está acertando os últimos detalhes antes de assumir o cargo.
Com a saída de Labanca, quem assume o cargo é Gino Albanez, que há mais de 30 anos acompanha o prefeito em atividades administrativas e políticas. Além de ficar no comando da prefeitura, ele será o candidato do prefeito na eleição municipal de 2016. O afastamento de Labanca vai abrir espaço para o vice trabalhar a própria candidatura.
Segundo Labanca, a experiência política que Gino possui pode lhe ajudar na condução do município. “Gino me acompanha há mais de 30 anos, conhece meu modelo de gestão e compartilha de meus ideais, sobretudo o de trabalhar para garantir uma cidade mais desenvolvida para gerar mais oportunidades para as famílias carentes e mais qualidade de vida para os jovens”, afirmou o socialista.
Ettore Labanca exerce o quarto mandato na Prefeitura de São Lourenço da Mata. Ele já esteve no comando do município nos períodos de 1989/1992, 1997/2000 e 2009/2012. Em 2010, Labanca conseguiu transferir para seu filho, Vinícius Labanca (PSB), o prestígio eleitoral que desfruta na região. O herdeiro natural conseguiu se eleger deputado estadual e seria candidato em 2016, porém a legislação não permite que ele seja indicado para a disputa da Prefeitura.
APOIO DO MINISTRO – Durante reunião do movimento de oposição à atual gestão, realizada no último dia 3, o ministro Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PTB) definiu apoio ao candidato Bruno Pereira nas eleições municipais de 2016. No encontro ficou definido que Bruno será candidato pelo PTB.
Mesmo não se elegendo, Bruno é um nome forte para concorrer no próximo ano, principalmente por ter sido o candidato mais votado para deputado estadual nas urnas da cidade em 2014, foram 11.150 votos no município.
Em conversa com o Blog de Jamildo, Bruno se disse confiante com a campanha.
“Na cidade há uma rejeição à atual gestão. Ao saber que a cidade iria sediar a Copa do Mundo de 2014, todos esperavam que a cidade crescesse, mas todos ficaram frustrados, pois o desemprego e o abandono permaneceu em São Lourenço da Mata. Por isso estou confiante, o município precisa mudar e eu estou trabalhando forte para isso”, ressaltou Bruno.
CORRENDO POR FORA – O líder do PSDB em São Lourenço da Mata, Robérico Ribeiro de Albuquerque, conhecido como Beto do Espam, também tenta fortalecer seu nome para a disputa eleitoral. Ex-vereador por dois mandatos, Beto foi candidato a prefeito pelo Partido Verde (PV) em 2012 e obteve 5.154 votos (9,07%).
De acordo com Beto, o povo de São Lourenço percebeu que ele é a terceira força no município. “Está na hora de o povo acordar. Temos que libertar São Lourenço, que está presa a essas duas famílias há muito tempo. Pela última eleição, percebi que São Lourenço agora tem uma terceira força para disputar a Prefeitura em 2016″, disse o líder municipal do PSDB.
Beto do Espam tem como aliado o pré-candidato do PSDB no Recife, deputado federal Daniel Coelho. Segundo Beto, Labanca e Gino temem a candidatura de Daniel. “Eles tem medo da candidatura de Daniel em Recife porque pode influenciar na nossa candidatura em São Lourenço no próximo ano”, afirmou.
0 comentários:
Postar um comentário