Futuros prefeitos da RMR debaterão ações conjuntas



ETTORE Labanca, de São Lourenço, destaca que Copa envolve várias cidades - (Foto - Mikaella Pereira/Arquivo Folha)
Por Carol Brito
Prefeitos eleitos e reeleitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) se reunirão hoje para discutir políticas públicas de integração entre os municípios, no bairro da Boa Vista, a partir das 16h. A realização do encontro foi uma iniciativa do futuro gestor da Capital, Geraldo Julio (PSB), cuja a equipe ficou responsável por fazer os convites. Segundo a assessoria do socialista, apenas Renildo Calheiros (PCdoB), de Olinda, não estará presente por se encontrar em viagem. O objetivo da reunião é para que os atuais e futuros executivos definam uma agenda em comum para os 14 municípios da região.
Na pauta deverão entrar temas considerados mais urgentes, a exemplo da preparação das cidades para receber a Copa das Confederações que acontece em junho de 2013. Além disso, os gestores discutirão ações de longo prazo, como o impacto das novas intervenções de mobilidade urbana, as novas rotas de transporte coletivo, a aplicação do plano estadual de resíduos sólidos e a Parceria Público Privada (PPP) de saneamento.
“A ideia é criar um ambiente de discussão e estreitar as relações entre atores políticos que vão ser importantes para o futuro da região. Existem ações que acontecem, no início do ano, que precisarão de uma ação mais rápida como a realização da Copa das Confederações que precisam ser debatidos”, colocou um dos coordenadores da equipe de transição do Recife, Antônio Alexandre.
O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), reeleito para mais um mandato, colocou que um trabalho de integração é essencial para a organização do torneio de futebol, no meio do ano. O socialista destacou que, apesar de a Arena da Copa estar no seu município, as cidades de maior porte da RMR deverão receber outras demandas de peso. “São Lourenço é apenas uma parte, o evento reúne Jaboatão, Olinda e outras cidades que precisam de uma ação integrada de mobilidade, turismo e segurança. Além dessa, outras questões como o lixo também deverá ser discutida, como o fim dos lixões e a abertura de consórcios”, colocou.
Eleito para assumir o seu primeiro mandato em Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB) colocou que municípios de pequeno porte ainda necessitam dos serviços dos vizinhos que têm mais estrutura. “Na questão da Saúde, por exemplo, precisamos discutir porque muitos habitantes de Moreno são atendidos no Recife. Muitos também trabalham e estudam em cidades maiores e dependem de um transporte integrado”, colocou o futuro prefeito.
Compartilhar Google Plus

Autor Fabio

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial